terça-feira, 30 de junho de 2009

Economia do Rio Grande do Norte

O Estado do Rio Grande do Norte tem como limites a norte e a leste o Oceano Atlântico, ao sul a Paraíba e a oeste o Ceará. É dividido em 167 municípios e ocupa uma área de 52.796,791 km². Seu IDH é o maior dentre os outros estados sendo 0,705 e o índice que mede a concentração da renda da população, que é conhecido como GINI, de 0,570. Sua capital é a cidade de Natal. Possui uma população estimada em 3.013.740 habitantes, e as cidades mais importantes são: Natal, Mossoró, Parnamirim, Assu, Tibau do Sul e Caicó. Outras cidades importantes são Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Macaíba, Macau e Tibau.

A economia do Rio Grande do Norte é a mais próspera em relação aos outros estados estudados. O Rio Grande do Norte é também o estado que paga melhor aos seus empregados formais, comparando com os estados de Alagoas, Sergipe e Paraíba. Segundo dados do IBGE, e também segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Rio Grande do Norte paga o segundo melhor salário do Nordeste para professores da rede estadual.

A agricultura do estado é a que mais cresce desde 2002, apoiada na expansão da fruticultura irrigada e, principalmente, na cana-de–açúcar (produzida nesse mesmo ano em um total de 2.011.241 t). Mandioca, milho, coco e melão com outras culturas de destaque nesse crescimento. A base da agricultura é a cana-de-açúcar. É um dos estados que mais cresce no Brasil (o dobro da média nacional). A produção de caju, melão, melancia, acerola e manga é quase inteiramente destinada ao exterior, principalmente a Europa. Destaca-se também no setor agrícola a produção de: castanha-de-cajú, coco-da-baía, arroz, mandioca, (esses últimos em processo de expansão), cultivo de algodão, banana, cana-de-açúcar, feijão, milho, batata-doce, sisal, fumo, abacaxi, e mamona.
Na pecuária se destaca a criação bovina, suína e também a avicultura. Na pesca a principal atividade é a, carcinicultura, ou seja, o cultivo de camarão. Seus principais importadores são: EUA, França, Espanha, Japão, Paises Baixos, Reino Unido, Itália.Já na extração vegetal destaca-se a carnaúba e na mineração sal marinho, calcário, diatomito, estanho, caulim, gás natural, petróleo, tungstênio, feldspato, nióbio. O Porto-Ilha de Areia Branca no município de Areia Branca é responsável por 95% de todo sal brasileiro.

Na indústria, são relevantes o parque têxtil (principalmente o DIM em Macaíba e o DIM de Natal/Parnamirim) e as instalações de processamento de petróleo e gás natural da Petrobrás em Guamaré, que é chamado de Pólo Industrial de Guama.

A principal atividade econômica do estado do Rio Grande do Norte é a extração e o processamento de petróleo, sendo o maior produtor em terra do Brasil e um dos principais abastecedores de gás para o Nordeste. Tem três unidades de processamento de gás natural, o qual é injetado no duto Nordestão a partir do Pólo de Guamaré, onde, também, produz-se diesel, biodiesel e querosene de aviação – QAV, além de outros co-produtos.

Recentemente, foi anunciada a instalação de uma refinaria no estado, fazendo-o despontar na economia regional e nacional. A maior atividade de exploração de petróleo em terra de todo o país ocorre na região de Mossoró.

O turismo no estado se destaca principalmente nas cidades litorâneas, especialmente na capital e no Pólo Costa das Dunas. Além disso, o estado possui um aeroporto internacional (localizado no município de São Gonçalo do Amarante) e boa infra-estrutura hoteleira. As praias como Ponta Negra, Pipa e Genipabu são as mais procuradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário