terça-feira, 30 de junho de 2009

Impactos da crise - Turismo

Com a crise econômica, um dos impactos mais significativos que podem ser assinalados é o impacto no setor turístico. O turismo, sendo uma atividade que sofre bastante influência do cenário econômico mundial, vem crescendo nesses estados, sendo a crise econômica o fator que tem mais influenciado esse crescimento. No caso do Rio Grande do Norte, por exemplo, que estava sofrendo sucessivas diminuições no tráfego de turistas estrangeiros, a crise ajudou a dar um impulso nos negócios a partir do crescimento do turismo doméstico. Em Janeiro de 2009 os empresários já previam a ocupação de 85% a 85% dos hotéis para a alta estação do mesmo ano, aumento de 10% e 15% comparando com o mesmo período de 2008. Apesar do turismo não ser a atividade econômica mais importante nesse estado, ao contrário de Alagoas, é uma atividade que vem se destacando já há alguns anos no estado.
As causas desse crescimento do turismo no Nordeste, e no Brasil, são várias. Com a crise, houve um crescimento no turismo doméstico, já que em tempos de crise os brasileiros das classes A e B preferem diminuir seus gastos com viagens em seu próprio país, do que com visitas a outros países. O aumento do dólar também contribui para isso, com a desvalorização do real frente ao dólar os estados brasileiros passaram a ser destinos mais baratos para quem quer fazer uma viagem. O mesmo acontece para os turistas estrangeiros, o Brasil passou a ser um destino mais barato. Mas o turista de fora demora mais para responder a essa nova realidade, por enquanto o número de turista que visitaram o Brasil no fim de 2008 e em 2009 foi baixo comparado a períodos anteriores.
É importante ressaltar que com esse contexto favorável, a atividade turística ganha mais investimentos. Em tempos de crise, o Estado aproveita para investir em setores que estão lucrando. Alem disso o turismo é um setor que movimenta uma série de outras atividades, além ser muito importante como gerador de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário